Powered By Blogger

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: MOMENTO SAÚDE

PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Temos ouvido falar muito em “surtos de doenças”, centenas de pessoas infectadas..... E, um dos atos mais simples para evitar e prevenir doenças, é ato de lavar as mãos. Higienizar as mãos frequentemente e da maneira correta é uma das principais formas de evitar inúmeras doenças. São as mãos que nos ajudam em todas as tarefas, inclusive na preparação dos nossos alimentos. Mãos sujas são o paraíso das bactérias. Diarreia, hepatite, gripe e infecções intestinais são algumas das doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos. A água e sabão são capazes de prevenir doenças que ainda hoje causam milhões de mortes em todo o mundo.

É uma forma econômica de manter a saúde, acessível a todos. É importante lavar as mãos antes e depois das refeições, após as idas ao banheiro, ao chegar da rua e depois do contato com objetos sujos como o dinheiro, por exemplo. Como tocamos com as mãos, diariamente, superfícies sujas, com inúmeros tipos de bactérias, estamos sujeitos a uma enorme quantidade de infecções. Levar as mãos sujas aos olhos, à boca ou ao nariz, pode facilmente provocar problemas de saúde.

Forma correta de lavar as mãos:

- Usar água correte e sabonete;

- Lavar bem as palmas das mãos, parte de cima dos dedos, embaixo das unhas, nos punhos;

- Enxaguar bem até eliminar toda a espuma;

- Secar bem em toalha limpa ou papel toalha;

- Usar álcool gel sempre que necessário.

No caso de “surtos”, devemos também evitar locais fechados, aglomerações, comer e beber fora de casa. Melhor ficar em casa até que a situação normalize.

A água também é uma fonte “inesgotável” de microorganismos, se não tratada, é claro. Quando a água não é tratada, mesmo sendo de mina, de origem conhecida, deve ser filtrada e fervida. Nunca tomar água direto da torneira. Como falamos, são “microorganismos”, não podemos vê-los sem auxílio de microscópio.

Os alimentos devem ser bem cozidos e no caso de frutas, verduras e legumes consumidos crus, devem ser bem lavados, deixados em solução de hipoclorito de sódio (HIDROSTERIL) para evitar contaminações.

Manter a casa limpa e arejada, inclusive quintais e animais,é de grande importância para evitar doenças. O acúmulo de “sujeira” favorece a proliferação de fungos, bactérias que são nocivos à saúde. Animais também podem ser transmissores, por isso devem ser mantidos limpos e tratados.

E sempre, no caso de algum sintoma como febre inesperada, dores, inchaços, procurar atendimento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário