Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS DE SAÚDE

A Hipertensão arterial, ou popularmente conheciada como pressão alta, é atualmente um dos mais importantes problemas de saúde pública, estimando-se em 20 milhões o número de brasileiros considerados hipertensos.

Caracterizada por níveis de pressão arterial (PA) elevados e permanentes, aumentando o risco de danos em órgãos atingidos como o coração, cérebro, rins e vasos periféricos.

Pesquisas revelam que as pessoas que possuem uma dieta rica em verduras e frutas, e que comem pouca gordura apresentam os mesmos índices de controle da pressão alta, do que aquelas que recorrem ao controle da pressão, somente com o uso de remédios.

CONTROLE DO COLESTEROL

O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que ingere. No organismo, o colesterol é produzido pelo fígado. É este órgão que produz a maioria do colesterol de que o organismo necessita. Alguns dos alimentos que consome fornecem quantidades adicionais de colesterol. O colesterol proveniente da sua alimentação encontra-se em produtos de origem animal, tais como, as carnes, o leite gordo, o queijo, a manteiga e os ovos.
1. A ingestão de leite integral e seus derivados deve ser evitada. Se gosta de queijos, prefira os queijos brancos, menos gordurosos, como ricota ou queijo fresco;
2. Coma mais peixe e carne de aves;
3. Reduza o consumo de carne vermelha;

4. Procure não comer biscoitos amanteigados, croissants, folhados, gelados cremosos;
5. Enchidos em geral (linguiça, salsicha e frios), carnes vermelhas gordurosas, carne de porco (bacon, torresmos), vísceras (fígado, miolo, miúdos);

6. Troque os fritos pelo assado;

7. Evite receitas que usem muito óleo;

8. Substitua os molhos calóricos, como maionese e cremes. Dê preferência ao iogurte diet, sucos de tomate e mostarda.
A verdade é que os níveis de colesterol elevado podem conduzir ao aparecimento de doenças cardiovasculares, das quais são exemplo os ataques cardíacos e as tromboses cerebrais (AVC), responsáveis por uma morte cada 33 segundos. Essa é a razão pela qual se torna fundamental que conheça a sua situação. Saber quais são os seus níveis de colesterol ajudá-lo-á a lidar melhor com os riscos envolvidos. Faça análises!


Fonte: sermulher.mundopt.com
Fonte: saudenainternet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário