Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vacinação contra a paralisia atinge 71% das crianças

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira aponta que mais de 10 milhões de crianças já foram vacinadas contra a paralisia infantil em todo o país. O contingente representa 71% das crianças de até cinco anos - a meta é chegar a pelo menos 95% dos 14,1 milhões de crianças nessa faixa etária. Os Estados com as maiores coberturas vacinais até hoje são São Paulo (83,5%), Goiás (82,7%), Paraná (82,6%), Rio Grande do Sul (82,2%) e Santa Catarina (80,6%). A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, afirma que, embora o ritmo da campanha esteja satisfatório, a meta ainda não foi atingida. Pelo cronograma do ministério, a campanha continua até o dia 6 de julho.

Calendário. A partir de agosto, a vacinação contra a poliomielite terá uma mudança, com a combinação das gotinhas com a forma injetável da vacina - por ter o vírus inativo em sua composição, essa nova vacina é tida como ainda mais segura. Esse novo modelo foi anunciado no início do ano e está mantido, afirma o ministério.

Crianças que nascerem nos próximos meses já devem pegar o novo esquema vacinal. Aos dois e quatro meses de idade, a criança será vacinada com a forma injetável. Aos seis e 15 meses e no reforço anual feito no primeiro semestre de cada ano, receberá as gotinhas.

Já no segundo semestre de cada ano, haverá uma mobilização nacional para revisar as carteirinhas de vacinação das crianças e tapar eventuais buracos de imunização.

A vacina oral será mantida no calendário da criança e nos reforços anuais para ampliar o alcance dessa imunização. Isso porque o vírus presente na vacina cai no meio ambiente pelas fezes da criança e consegue, assim, entrar em contato com outras pessoas.



Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário