Powered By Blogger

terça-feira, 21 de maio de 2013

MOMENTO SAÚDE

GESTANTES
 
A cada dia aumenta o número de mulheres grávidas buscam cosméticos para solução dos problemas de pele típicos da gravidez. Mas até que ponto estes produtos são seguros para a mulher e o bebê?

Na verdade, todos necessitamos de cuidados com o corpo e as gestantes não fogem disso. E precisam de cuidados especiais para amenizar os distúrbios decorrentes das mudanças causadas pela gravidez. Algumas destes distúrbios são as manchas escuras na pele – cloasmas – estrias, alterações dos pêlos e unhas e acne.

E, cosméticos para gestante são especiais, pois, várias substâncias podem agir na camada mais interna da pele – Derme – podem ter absorção pelo organismo e afetar o bebê. Muitas substâncias clareadoras, como Ac.Retinóico e Hidroquinona, são proibidos, pois, podem causar deformações no feto. Também as tinturas de cabelos podem causar problemas e devem ser evitadas.

Mas existem muito produtos seguros que podem ser utilizados pelas gestantes sem algum risco para ela ou o bebê, inclusive produtos clareadores. Existem várias substâncias “clareadoras” e antienvelhecimento que podem ser usadas para gestantes. Exemplos: vitamina C glicosada, citrolumine, skin whitening. Inclusive podem ser associadas na mesma fórmula do protetor solar. E mais do que nunca, para prevenir estas manchas, devem usar protetor solar DIARIAMENTE. De manhã e à tarde. Mesmo que não for sair de casa, mesmo que esteja chovendo, tem que usar o protetor. E para utilizar o protetor mais adequado para o tipo de pele, peça sempre a orientação de um profissional habilitado. O sol deve ser evitado, mas até as 10hs da manhã ou após as 16hs é saudável. Os médicos às vezes aconselham tomar sol no bico do seio para depois facilitar a amamentação. Previne rachaduras.

No caso das tinturas de cabelo, a Henna em pó, pode substituir, pois, é o pó de uma planta e não tem toxicidade alguma quando aplicado nos cabelos.

As estrias, estas também é melhor prevenir, pois, depois que elas aparecem fica mais difícil de tratar. Para evitá-las é importante utilizar sempre um hidratante no corpo, principalmente nas regiões mais propensas a estrias, como, barriga, coxas e seios. Este creme deve ser rico em substâncias hidratantes, pode conter Óleo de Rosa Mosqueta, os Ômegas, que até auxiliam a desaparecer as menores. Também vitamina E, óleo de amêndoas, semente de uva, etc...Sempre sob orientação.

Os problemas de cabelos e unhas, geralmente são devidos a falta de vitaminas e minerais, pois, o feto absorve muito da mãe. Daí a necessidade de complementação, que deve ser feita com orientação do médico.

As acnes são menos comuns. O que pode ser feito é lavar o rosto várias vezes ao dia com um sabonete mais natural, evitar produtos oleosos e usar um secativo natural a base de Própolis.

No mais, as gestantes devem ter cuidados especiais com a alimentação. Procurando se alimentar com alimentos nutritivos – frutas, legumes, verduras, carnes, ovos e leite. Fibras também são importantes para auxiliar no funcionamento do intestino, que ,frequetemente fica mais preso. Evitar comida enlatada, refrigerantes, que contém muitos corantes e conservantes e também pimenta. Medicamentos, mesmo naturais e alguns chás, só poderão ser utilizados com orientação do médico.

Tomar bastante água e praticar uma atividade física, sob supervisão de um profissional habilitado é importante. Sempre lembrando que zelando pela sua saúde, a gestante também estará zelando pela saúde do bebê.


Ana Cláudia C.Soares – Farm.Resp. pela Farmácia Ana Terra






Nenhum comentário:

Postar um comentário