Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS DE SAÚDE


Dor de cabeça: Alimentos

Você já comeu algum alimento e logo em seguida teve dor de cabeça? Pois é, existem alimentos que podem causar a dor de cabeça e é isso que a gente vai falar agora com a nutricionista Heloísa Helena. É verdade que existe essa relação entre os alimentos e a dor de cabeça?

“Sim. Há algumas pessoas bastante sensíveis a alguns produtos existentes em alimentos que podem provocar a dor de cabeça, sim. Tem alimentos ricos em tirosina que provoca dor de cabeça a exemplo da carne defumada, tocinho defumado, lingüiça defumada, os defumados em geral, entre outros. Tem pessoas sensíveis ao vinho, ao chocolate, até mesmo a algumas frutas como a banana, as frutas cítricas, que são maravilhosas pra saúde, mas tem pessoas que são sensíveis a ela”, afirmou a nutricionista.

Existem alimentos que podem prevenir a dor de cabeça, ou não?
“Não existem dietas específicas que previnem a dor de cabeça. E, sim, as pessoas sensíveis a esses alimentos devem evitá-lo”, finalizou.

Dica de saúde: Maracujá

Uma das propriedades mais conhecidas do maracujá é que ele tem poderes relaxantes. Mas na reportagem que você vai ver agora descubra que não é só isso, não! Confira!

“Ele é bem relaxante, é bem saudável”.

“Dizem que a casca seca, a farinha que se faz serve pro colesterol”.

“Excelente fonte de vitamina C”.

“O maracujá tem vários benefícios, ele é rico em vitaminas e minerais, ele tem um bloqueador natural que encontra-se na pectina que é essa parte branca da casca. E essa pectina é a substância que é um bloqueador natural de gordura. Ele é rico em ferro, fósforo, cálcio, ajuda no crescimento das crianças, então ele é totalmente benéfico. Ele tem aneacina que melhora a ansiedade, por isso que as pessoas dizer ‘vamos tomar um suco de maracujá?. É essa substância, a aneacina que melhora a ansiedade das pessoas”, explicou a nutricionista Aline Grisi.

Além de todos esses benefícios, o maracujá pode ser usado também na prevenção da anemia. Cientistas da universidade estadual de campinas, interior de São Paulo, comprovaram a existência de propriedades medicinais no maracujá. Mas apesar dos benefícios, é preciso consumir com moderação.

“Ele é muito forte e pode causar danos ao fígado, em excesso”, esclareceu Aline.



Fonte: www.unimedjp.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário