Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Arena Olímpica ganha memorial do esporte

Decorridos 2 anos e meio desde a sua inauguração a Arena Olímpica João Mambrini continua recebendo melhorias e cada vez mais se referencia como grande palco do esporte brasileiro, mineiro e paraisense. Desde sua abertura, além de grandes eventos nacionais e internacionais, a Arena teve incorporada às suas instalações vários itens que a diferencia no cenário esportivo, entre eles: moderna academia de musculação, centro de recuperação de atletas, alojamentos para atletas, refeitório, elevadores, vestiários amplos e modernos, máquinas de gelo e máquinas de lavar roupa, computadores, impressoras, salas de apoio bem equipadas, sala de conferência, sala de árbitros, monitoramento por 22 câmeras de segurança, placares eletrônicos de última geração.

No local se instalou a Secretaria Municipal de Esporte Cultura, Lazer e Turismo, que passou a ter sede própria e a trabalhar em parceria com Federações e Confederações nacionais e internacionais, além de desenvolver ações e projetos locais e regionais que fizeram a prática esportiva referenciar o município. A tradição esportiva de São Sebastião do Paraíso vem de longa data e agora a Arena Olímpica abrigará também um memorial do esporte, que vem resgatar a memória esportiva do
município, até então escondida em arquivos pessoais de atletas, técnicos e dirigentes ou mesmo se perdendo devido a ação do tempo ou acondicionadas em locais inadequados. São fotos, troféus, uniformes e diversos outros itens que fazem parte da memória coletiva de todos os paraisenses. Este material ganha agora um espaço próprio, no segundo piso da Arena, local de acesso a todos e de circulação de público em dia de jogos. A exposição será permanente e a expectativa é de que se torne um espaço referencial, incentivando ainda mais o envolvimento da população com o esporte, principalmente os mais jovens, como afirmou o secretário Mariano Bícego: "O paraisense ama e vibra com o esporte e merece uma valorização de grandes momentos, para garantir que novas conquistas continuarão a acontecer, é como se fosse um compromisso que se renova a cada momento que ali será relembrado e imortalizado. É importante destacar que o memorial com certeza nos levará a encontrar outros registros e que todo o acervo pode e deve ser aumentado à medida em que as pessoas cederem estes itens para a exposição, itens que representem a grandiosidade de nossa história esportiva." O memorial receberá o nome de Francisco dos Santos Tubaldini, o Chiquito, atleta e técnico que durante várias décadas formou atletas e equipes em várias modalidades e conseguiu títulos históricos para o município, tais como o de campeão do JIMI no handebol masculino em 1986 e vários títulos no futsal nas décadas de 1980 e 1990. Chiquito atualmente está aposentado e estará presente na inauguração do memorial que leva o seu nome. A inauguração acontecerá nas próximas semanas e será aberta a todos os interessados, que ali poderão ver troféus históricos, como o conquistado em 1986 pela equipe paraisense de handebol masculino na final estadual do JIMI, o troféu de 1996 dos campeões da Taça EPTV e o recém-restaurado troféu da Associação Atlética Paraisense de campeão da segunda divisão do Campeonato Mineiro em 2001. Entre os itens expostos destacam-se a bola da final da Liga Nacional de Futsal entre Orlândia e Joinville, disputada na Arena Olímpica, autografada por Falcão, bem como a camisa das duas equipes, devidamente autografadas pelos jogadores. Também autografadas estão as camisas de duas seleções brasileiras olímpicas, as de handebol e basquete masculino. Troféus e medalhas representativas conquistados pelos paraisenses nas mais diversas modalidades estarão expostos, bem como fotografias marcantes destas conquistas.
 
 
Fonte: emersondaprefeitura.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário