Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Presidente do TRE-MG faz balanço das eleições no Estado

Após a abertura simbólica da primeira urna de Belo Horizonte, realizada na Seção 36 da 34ª zona eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, fez um balanço das eleições realizados na capital. Confira abaixo, na íntegra, a entrevista concedida por ele no Colégio Loyola.

Abertura simbólica da urna

Essa abertura simbólica vem justamente para mostrar a seriedade do voto eletrônico. Essa abertura na presença de todos, transmitida pela televisão, pelos canais de comunicação, mostra a seriedade do sistema que está sendo copiado pelo mundo todo.

Balanço das eleições em Belo Horizonte

Aqui no Estado foi uma maravilha. Que as futuras eleições, a exemplo desta, também transcorram na mais completa serenidade, harmonia. Os incidentes foram tão pequenos que nem são dignos de nota.

Previsão de resultado

Nós não tivemos substituição de urna por urna manual. Desde o inicio, aqui na Capital, eu acredito que nós teríamos uma definição até as 22h, e em todo o Estado até a 5h da manhã. Eu estou bem otimista. Acredito que até as duas da madrugada, por não ter havido substituição de urna eletrônica por manual, estejam todos os votos apurados sem problema algum. Mas isso é uma estimativa

Falta de incidentes graves
Isso representa e vem confirmar que essas campanhas que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) insertou aqui no Estado de Minas Gerais, como por exemplo, voto limpo, sujeita não é legal, deram resultado. Isso é um bom exemplo a ser seguido para as próximas eleições

Boca de urna

Você está me perguntando sobre o crime, porque boca de urna é crime. Eu perguntaria, respondendo, será que nós vamos acabar com o crime no Brasil? Quanto mais leis existem, às vezes aumentam o índice de criminalidade. Onde há muita paixão, onde as disputas são acirradas, o desejo de conquistar o voto faz com que o cidadão transgrida a lei e cometa esse crime. Está muito pequeno o número de ocorrências em relação a eleições passadas. Acredito que para as próximas, vamos conseguir reduzir isso muito. Com intervenção da Polícia Militar, dos fiscais, o cidadão sabe que nós não estamos aqui para brincadeira.

Evolução do processo eleitoral
Eu acredito, isso é um ponto de vista todo particular, que são as campanhas que o TRE vem desenvolvendo a cada eleição. Acredito que, para as próximas eleições, essas campanhas continuarão, porque o resultado, os frutos são bons. Acho que essa tranquilidade é em decorrência dessas campanhas que o TRE tem feito, até mesmo de orientação, em nos reunir com os segmentos da sociedade realizando essas campanhas. Acredito que isso tenha um valor grande para que ocorressem essas eleições da maneira que ocorreram.
 
 
Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário