Powered By Blogger

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: MOMENTO SAÚDE

DICAS DE SAÚDE PARA O CARNAVAL

Para muitos o carnaval irá começar na sexta. Todos programam as viagens que farão, se irão assistir as escolas de samba, à praia, se sairão em algum bloco, mas dificilmente pensam no tipo que alimentação que farão durante esses dias de festa.

O hábito alimentar do brasileiro no carnaval é bastante errado: gorduras, frituras, fast food, muita carne e principalmente, muita bebida alcoólica. Os meses nos quais ocorrem a festa, já são naturalmente quentes e o álcool só colabora para promover a desidratação do corpo, pois “engana” o cérebro fazendo-o acreditar que o corpo está hidratado demais e assim forçando a pessoa a urinar, eliminando líquidos.

Quem ainda acha que está acima do peso, não invente uma dieta radical agora. Além de não adiantar, só deixará o organismo mais enfraquecido e abalado, facilitando até que a pessoa fique doente justamente durante o carnaval.
Durante toda a folia, o ideal é fazer o que seria o recomendado em momentos comuns: comer porções pequenas a cada 3h, fugir de comidas pesadas (churrasco, feijoada), procurar alimentos nutritivos em vitaminas e sais minerais (isotônicos, saladas, cereais integrais, iogurtes) e se hidratar bastante com água, sucos, água de coco e evitando as bebidas industrializadas como refrigerantes. Uma dica importante é fazer pelo menos uma boa refeição em casa, antes de sair para festa.

É preciso também tomar cuidado com a exposição ao sol que pode causar insolação. Para evitar isso deve-se procurar sempre abrigo do sol direto, em barracas e tendas e usar roupas que protejam como óculos de sol, viseiras e filtro solar.

Após toda a folia a ordem é desintoxicar o organismo, principalmente para quem não resistiu e bebeu demais. Para isso deve-se ingerir alimentos que contenham vitaminas A, E e C e com antioxidantes, como as frutas cítricas.

Evite usar medicamentos associados com bebidas alcoólicas, procure sempre orientação de um profissional de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário