Powered By Blogger

terça-feira, 8 de junho de 2010

HOMENAGEM: Oscar Tibagi Rosa recebe homenagem da Academia de Cultura

A homenagem a Tibagi é merecida devido à história que construiu. O início de sua carreira foi ao lado de Zé Mariano (Zé Mariano e Tibagi) e logo depois, formou dupla com Osvaldo Franco, na época era mais conhecido como Pirassununga e nos dias atuais é o Dino Franco. Em 1960 Tibagi conheceu Hilton Rodrigues dos Santos, o Miltinho, e assim, formaram a tão conhecida dupla Tibagi e Miltinho.
Tibagi e Miltinho estão entre as principais duplas ligadas a "renovação" e a "modernização" da música sertaneja, tendo introduzido guitarras e orquestras em seus arranjos. Sem ferir o estilo, a dupla é considerada como a grande pioneira da fusão dos estilos sertanejos do Brasil e do México. Tudo pode ser notado e comprovado através do sucesso que a música Canarinho do Peito Amarelo fez no período.
O estilo desta conceituada dupla exerceu influência em várias outras duplas, dentre as quais: Belmonte e Amaraí, Léo Canhoto e Robertinho, Milionário e José Rico, além de Chitãozinho e Xororó.
Em 1970, a dupla Tibagi e Miltinho se separou. A partir desse momento, Tibagi passou a gravar com Amaraí. Mas com o passar dos anos e alguns contratempos, Tibagi também formou dupla com “Mauro Ozelim”, o Niltinho.
A carreira de Tibagi deixou sucessos que são tocados até hoje. São músicas como: Pé de Cedro, Pombinha Branca, Canarinho do Peito Amarelo, Fala Coxin, O Céu Chorou Por Mim e entre outras...
Neste mês de maio, na Academia de Cultura Paraisense, o cantor, locutor e comunicador Oscar Tibagi Rosa, recebeu uma homenagem, reconhecido como precursor pela modernização da música sertaneja. A homenagem contou com a presença de membros da comunidade e amigos que durante o evento, souberam de alguns fatos importantes e histórias marcantes de toda sua carreira.


Evento Realizado na Academia de Cultura Paraisense


Fotos: Donizetti Silva e Henrique Bob
Texto: Henrique Bob e Tati Marques

Um comentário: