Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AVANÇO: Mais de 40% dos tumores de colo do útero diagnosticados são descobertos em fase inicial

CYNTHIA RIBEIRO: Um levantamento inédito do Instituto Nacional de Câncer revela que 44% dos cânceres de colo do útero diagnosticados no Brasil são descobertos na fase inicial, ou seja, com chances de cura de quase 100%. O estudo, recentemente divulgado, traça um mapa sobre a situação do câncer no País, com a média de incidência da doença entre homens e mulheres. Para a coordenadora da Divisão de Informação do Inca, Marise Rebelo, o dado sugere que as mulheres estão mais atentas à prevenção do problema.
MARISE REBELO: "Primeiro, eu acho que é o acesso, é uma das coisas que a gente pode mostrar que está tendo acesso a questão da saúde. Elas estão procurando diagnóstico e esse diagnóstico está sendo feito. A gente pode pensar que esses são uma dos fatores que a gente coloca como corroborando para essa mudança de perfil. Quanto mais cedo a busca do diagnóstico e o tratamento oportuno, o resultado que a gente vai ter é uma sobrevida ainda maior para aqueles que você ainda não conseguiu a cura, mas uma sobrevida maior com uma qualidade de vida melhor. E para aqueles que é possível ter a cura você alcança a cura."
CYNTHIA RIBEIRO: De acordo com levantamento do INCA, o tipo de tumor que mais afeta os brasileiros, em média, é o de pele não-melanoma. Outro dado importante do estudo mostra que houve aumento nos casos de câncer de pulmão entre as mulheres. A coordenadora da Divisão de Informação do INCA explica que todas essas informações apuradas vão servir de base para o planejamento de ações de prevenção e para avaliação dos programas já implantados.
MARISE REBELO: "A ideia de a gente produzir esses dados é, um, mostrar que o Brasil tem informação, dois, mostrar que, com os nossos próprios dados, a gente pode traçar os nossos planos de ação, em todas as linhas, vendo a questão da gestão mesmo do tratamento, da prevenção, da cura dos cânceres, dos programas que a gente pode fazer para alertar a população, mostrar que a gente tem essas informações, que elas estão disponíveis e que são atualizadas. Esse é o grande objetivo, na verdade, esses sistemas são preparados para trabalhar na questão da vigilância."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo Marise Rebelo, outro dado que chama atenção no estudo é o da alta incidência de casos de câncer em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. As informações foram coletadas nos registros dos casos de câncer, entre 2000 e 2005, em 17 cidades, sendo 16 capitais. A publicação Câncer no Brasil - Dados dos Registros de Câncer de Base Populacional foi lançada em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, no dia 27 de novembro.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário