Powered By Blogger

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CÂNCER DE PULMÃO: Brasil registra aumento de casos entre as mulheres

SUELY FROTA: O Câncer de pulmão está crescendo entre as mulheres conforme levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer, o Inca. Segundo a pesquisa, de dois mil a dois mil e cinco, a ocorrência de câncer de pulmão nas mulheres aumentou principalmente em dezessete cidades brasileiras. Entre elas, Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza e Belo Horizonte. A situação é mais grave na capital do Rio Grande do Sul, onde a incidência quase dobrou entre as mulheres. Para a supervisora de Programas de Controle de Câncer, da Divisão de Informação do Inca, Marceli de Oliveira Santos, os dados comprovam que as mulheres estão fumando cada vez mais.
MARCELI DE OLIVEIRA SANTOS: "Uma das possíveis coisas que a gente pode imaginar é, como Porto Alegre tem a maior prevalência de tabagismo no Brasil, isso se reflete nas taxas de incidência. E o que a gente tem visto é que a prevalência de tabagismo tem aumentado nas mulheres mais adolescentes. Então esse aumento dessa incidência já pode ser reflexo disso."
SUELY FROTA: Por outro lado, a supervisora de Programas de Controle de Câncer do Inca ressalta um dado positivo no estudo. No Brasil, quarenta e quatro por cento dos cânceres de colo do útero diagnosticados são descobertos na fase inicial da doença.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

Nenhum comentário:

Postar um comentário