Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

NATAL: Acordo com a indústria reduz gordura dos panetones

JULIANA COSTA: Um dos itens mais saborosos do Natal, o panetone, está mais saudável. Os fabricantes do produto reduziram a quantidade de gordura trans a no máximo dois por cento, segundo levantamento do Ministério da Saúde. O limite foi baseado em recomendação da Organização Mundial da Saúde e firmado em acordo entre a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação e o ministério. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destaca a importância e os próximos passos da iniciativa que busca melhorar a alimentação dos brasileiros.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Isso demonstra o acerto da estratégia do governo e da indústria, onde a questão da saúde pública foi colocada na mesa e os resultados estão aí. Temos ainda dois problemas a avançar: primeiro, a área de margarina, foi a área que avançou menos e, de outro, lado o resto do mercado de produtores, ou seja, os pequenos produtores e os médios produtores, nós vamos ter que fazer um grande esforço agora para que a oferta de matéria prima para esse pequeno produtor já venha em condições adequadas, e também levar informação, orientação técnica.
JULIANA COSTA: O ministro acrescenta que a organização estabeleceu o limite de cinco por cento de gordura trans do total de gorduras nos alimentos industrializados e de dois por cento do total de gorduras em óleos e margarinas, panetones, pratos prontos, biscoitos, bolos e cremes vegetais. Segundo José Gomes Temporão, o próximo desafio é reduzir o uso de sal nos produtos alimentícios.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "De outro lado estamos colocando na mesa um outro desafio,o sal. Vocês sabem que o consumo de sal pode causar a longo prazo danos à saúde pública, hipertensão arterial e uma série de problemas de saúde. Nós já entregamos à Abia um documento técnico com algumas metas de redução entre 15% e 50% do teor do sal nos alimentos e vai haver a partir de agora então todo o desenvolvimento de um trabalho técnico, que é um estabelecimento de metas para que esse trabalho continue avançando."
JULIANA COSTA: Este mês a Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou um levantamento mostrando que diversos produtos industrializados continham teor muito elevado de sódio, cujo consumo pode levar à hipertensão.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário