Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ANTIBIÓTICOS: Entram em vigor as novas regras para venda desses medicamentos no Brasil

SUELY FROTA: Já entraram em vigor as novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, para a venda de antibióticos. Com as novas regras, a receita médica passa a ter validade de dez dias. Ainda de acordo com a nova resolução, a prescrição deve conter o nome do paciente, nome e registro do médico e dados do medicamento. Mas a principal mudança é que, agora, a receita tem que ser apresentada em duas vias. Uma fica na farmácia e a outra, com o paciente, junto com um comprovante de atendimento para evitar novas compras. A Coordenadora do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados da Anvisa, Márcia Gonçalves, explica que é obrigação do médico emitir as duas vias da receita.
MÁRCIA GONÇALVES: "O paciente tem todo o direito de exigir que o médico prescreva de forma que atenda a norma. Para que ele realmente saia dali e consiga adquirir o seu medicamento na farmácia e drogaria que ele procurar".
SUELY FROTA: Márcia Gonçalves lembra ainda que a resolução da Anvisa busca impedir o uso indiscriminado dos antibióticos e, assim, dificultar que algumas bactérias se tornem resistentes aos medicamentos. Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a medida aumenta o controle da venda dos produtos.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "A partir de agora, em todo o Brasil, só será comprado antibiótico com receita médica retida. Por que até agora o cidadão chegava em qualquer lugar, quero o antibiótico tal, comprava e começava a tomar. O que acontecia, não tomava adequadamente, interrompia precocemente ou tomava uma dose insuficiente criando resistência bacteriana"
SUELY FROTA: A população pode denunciar à Anvisa as farmácias e drogarias que não estão cumprindo a lei. O telefone para denuncias é 0800 642 97 82.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

Nenhum comentário:

Postar um comentário