Powered By Blogger

terça-feira, 30 de novembro de 2010

PARTO HUMANIZADO: Maneiras diferentes de dar a luz já são realidade no SUS

JULIANA COSTA: O momento do parto é um dos mais preciosos na vida de uma mulher. De cócoras, em pé, ouvindo música ou segurando a mão do companheiro, é importante para a saúde de mãe e filho que a vontade da mulher seja respeitada. Essas são características do chamado parto humanizado, que já é uma realidade dentro do Sistema Único de Saúde. Para debater o assunto, começa neste fim de semana em Brasília a terceira Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento. O encontro é promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Rehuna, Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento. Daphne Rattner, representante do Conselho Diretor da Rehuna, destaca a importância do evento.
DAPHNE RATTNER: "Estamos agora trazendo a oportunidade de discutir como que devemos mudar a assistência a partos e nascimentos de forma que ela possa ser, com base científica, respeitosa e humanizada. Uma assistência humanizada respeita a mulher, respeita seu bebê."
JULIANA COSTA: Daphne Rattner ressalta que no Brasil são grandes os avanços voltados à promoção do parto humanizado.
DAPHNE RATTNER: "O Brasil tem muito a fazer, mas nós avançamos mais do que muitos países. Na verdade, nós estamos na mira de alguns outros países. Estamos recebendo gente do Camboja, de Moçambique, de Madagascar, da América Latina, que vieram ver como que o Brasil está mudando a sua assistência a parto. Nós temos o que ensinar, o que mostrar."
JULIANA COSTA: Daphne Rattner lembra que durante o evento serão realizadas palestras, oficinas e debates. A III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento termina na próxima segunda-feira, dia 29.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário