Powered By Blogger

terça-feira, 9 de novembro de 2010

DIABETES: Diagnóstico da doença é o pior momento para os pacientes

SUELY FROTA: Um estudo da Universidade de São Paulo, USP, realizado com mais de 400 diabéticos, revelou que para quase noventa por cento dos entrevistados, o momento mais complicado é o diagnóstico. Muitas pessoas quando descobrem que estão com diabetes acham que a vida vai acabar. O tratamento nunca deve ser interrompido e inclui medicamentos, atividade física e alimentação saudável. Desta forma, é possível conviver com a doença sem maiores problemas para a saúde. A jornalista Ana Cristina Silva, de 36 anos, durante um exame de rotina, descobriu que estava com diabetes do tipo um e levou um susto.
ANA CRISTINA SILVA: "Eu fui pega de surpresa, eu não tava esperando, e acho que a falta de informação me deixou ainda mais desesperada. E aí eu pirei né, eu achei que eu não ia conseguir, eu não sabia o que era, se era tão grave quanto eu achava que fosse. O que eu ia poder comer, o que eu não poderia comer. Eu não tinha essa preocupação com que eu estava comendo, eu era muito mais livre. Inclusive, eu sempre gostei muito de doce. Quando eu descobri que estava com diabete a primeira coisa que eu pensei: eu nunca mais vou comer um brigadeiro."
SUELY FROTA: Segundo a coordenadora Nacional de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio, realmente é preciso mudar os hábitos de vida.
ROSA SAMPAIO: "O que tem que ficar claro é que é uma doença digamos, administrada. Você pode gerir esse tipo de doença. Você pode perfeitamente conviver com diabetes. Na realidade você vive com ela por que é uma doença que não tem cura, então você vai ter se transformar em uma outra pessoa. Por que você vai ter que mudar os seus hábitos alimentares, atividades físicas você vai ter que fazer, determinados cuidadas de higiene pessoal. Por que o auto-cuidado é fundamental, mais importante do que até os medicamentos."
SUELY FROTA: Ainda segundo a coordenadora Rosa Sampaio, quanto mais rápida for diagnosticada a doença, melhor será o tratamento. No Brasil, o diabetes atinge cerca de 10 milhões de pessoas. As informações sobre tratamento e diagnóstico do diabetes podem ser acessadas nos postos do Sistema Único de Saúde, onde também são feitos esses procedimentos.
FONTE: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

Nenhum comentário:

Postar um comentário