Powered By Blogger

terça-feira, 9 de novembro de 2010

SAÚDE: Programa permite que crianças que só respiram com a ajuda de aparelhos sejam tratadas em casa

CYNTHIA RIBEIRO: Receber cuidados médicos em casa, sem o desconforto de uma internação e sem sair da rotina. Ao criar essa possibilidade, o hospital do Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz, no Rio de Janeiro, pôde humanizar o tratamento que é oferecido às crianças com doenças crônicas, que só respiram com ajuda de aparelhos. Essas crianças têm graves problemas respiratórios e precisam de assistência médica constante. Segundo o coordenador do Programa de Assistência Domiciliar do instituto, Almiro Cruz, os equipamentos são instalados na casa dessas crianças para que elas não precisem ir até o hospital. Lá, uma equipe de médicos acompanha o paciente e faz a reabilitação.
ALMIRO CRUZ: "É voltada para criança dependente de tecnologia, em especial dependente de oxigênio, que, por ficarem dependentes de oxigênio ficam internadas por tempo prolongado. A gente criou o programa para justamente colocar em casa essas crianças que já tem estabilidade clínica e que estejam dependentes de oxigênio. Então, a gente coloca o oxigênio em casa junto com a família, com todo aparato familiar, que isso faz diferença no tratamento."
CYNTHIA RIBEIRO: O programa foi criado para evitar que essas crianças fiquem internadas por longos períodos e corram risco, por exemplo, de ter uma infecção hospitalar. O pediatra Almiro Cruz explica que, há nove anos, o programa tem proporcionado mais qualidade de vida aos pacientes e às suas famílias.
ALMIRO CRUZ: "O que a gente vê de melhor resultado é a humanização, que é retorno ao ambiente familiar que, muitas vezes, está prejudicado por conta da internação prolongada, a diminuição do risco de infecção, possibilidade de ser reinserido na comunidade. Em relação ao hospital, a gente tem uma rotatividade maior de leitos, uma vez que o leito não fica cronicamente ocupado."
CYNTHIA RIBEIRO: O pediatra Almiro Cruz, da Fiocruz, explica que o Instituto Fernandes Figueira também promove cursos de capacitação para profissionais e hospitais que queiram adotar o método. Para mais informações sobre o programa, basta acessar o site: www.iff.fiocruz.br.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário