Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS DE SAÚDE


Um estudo promovido pelo Ministério da Saúde, conclui que a população brasileira consome gordura saturada e açúcar em excesso: 34,6% não dispensam a carne gordurosa, mais da metade (56,9%) bebe leite integral regularmente e 29,8% dos brasileiros tomam refrigerante no mínimo cinco vezes por semana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que esses costumes podem provocar um aumento das taxas de colesterol e triglicérides, que são responsáveis por 18% das doenças cerebrovasculares e 56% das doenças isquêmicas do coração, determinando 4,4 milhões de mortes no mundo por ano. Para ficar longe desses problemas anote essas dicas:

Ao preparar aquele cafezinho de manhã, no meio da tarde ou para receber uma visita, tome cuidado com a adição de açúcar. A bebida pode diminuir os níveis de colesterol, ajuda a tratar problemas no fígado e contribui na prevenção de depressão, Alzheimer e outras doenças. Mas o consumo excessivo de açúcar refinado pode levar a problemas de saúde como diabetes, elevação do triglicérides, alterações no fígado hipertensão arterial, além de aumentar as calorias. Para aqueles que não gostam de tomar o café puro, o melhor a fazer é adoçá-lo com produtos à base de sucralose ou stévia, que possuem poucas calorias e apresentam efeitos mínimos à saúde.

Para tornar o seu churrasco mais leve, evite as carnes com gordura aparente, prefira cortes magros, como lagarto e maminha. Já cortes como cupim e fraldinha devem ser evitados, por causa do alto teor de gordura. Também vale a pena investir em carnes brancas, como frango e peixe, que são mais leves e ricas em nutrientes. Lembre-se, porém, de não exagerar nos acompanhamentos - prefira arroz e pães integrais, abuse das saladas e escolha beber sucos.


Fonte: www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário