Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Alunos ficam sem transporte escolar com greve de motoristas

Cerca de 600 alunos que dependem do transporte escolar oferecido pela Prefeitura de Conceição da Aparecida (MG) estão sem ter como ir às aulas desde terça-feira (23). Isso porque, com salários atrasados, os servidores públicos responsáveis pelas conduções decidiram entrar em greve.

Dos nove motoristas que aderiram à paralisação, apenas um está com o salário em dia, mas mesmo assim continua sem trabalhar para apoiar os colegas. “Ficamos todos sem entender porque um funcionário recebeu e os outros não”, diz o motorista Alaciel de paiva.

Gabriela Zauli de Souza, de 8 anos, mora a quatro quilômetros da cidade e perdeu um dia de aula. A jovem só não deixou de ir à escola por mais dias porque o pai dela levou. “Não dá para levar todos os dias. É um direito nosso e as autoridades devem se organizar para que isso não aconteça mais”, afirma o agricultor João Rogério dos Santos.

Em uma associação que abriga meninos e meninas em situação de risco na cidade, as 26 crianças que frequentam a escola perderam aula porque apenas um veículo estava disponível para levá-las.

Após tantas ausências, o Ministério Público foi acionado e recomendou que a Secretaria de Educação de Conceição da Aparecida contratasse novos motoristas em caráter de urgência. Nesta quinta-feira (25), quatro ônibus e uma van voltaram a transportar os alunos e cinco motoristas foram contratados. Segundo o promotor Cristiano Cassiolato, a prefeitura tem 90 dias para prestar contas.

A secretária de educação do município, Maria Helena Alves, foi procurada para responder por que apenas um funcionário recebeu, qual a previsão de pagamento para os demais, e por que o município tem dinheiro pra contratar e não tem para pagar os atrasados, mas ela não foi encontrada. O prefeito João Alberto Amaral está em Belo Horizonte e também não foi localizado.

A prestação de contas de prefeitura, exigida pelo MP tem que ser feita até dezembro, já que o mandato do atual prefeito termina este ano e ele não foi reeleito.
 
Fonte: G1 Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário