Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO SAÚDE

Dores nas Pernas

Dores nas pernas são queixas frequentes de quem trabalha muito tempo sentado ou fica muitas horas em pé. A má circulação venosa do sangue nos membros inferiores é uma das principais razões para queixas como essa. Atividades físicas aeróbias ajudam a evitar a má circulação venosa.
Neste tipo de exercício os músculos que trabalham nos membros inferiores se contraem. Ou seja, a musculatura da panturrilha trabalha como se fosse um coração, empurrando o sangue para cima. No trabalho, o uso de meias elástica é o melhor tratamento na insuficiência venosa. Com a compressão adequada, evita a dor e o inchaço porque impede que a veia se distenda pela ação da gravidade. Muitas pessoas não usam meias elásticas porque acham que tem que ser “meia calça”, e é muito quente, desconfortável. Mas não há necessidade. A pressão exercida pela meia no calcanhar e panturrilha é o mais importante. Por isso, meias curtas também são eficientes.
Em casa, procure deitar-se com as pernas para cima, pode ser com travesseiros sob os pés, ou sentar e colocar os pés nas costas de outra cadeira e também fazer intervalos entre andar e sentar com os pés para cima. Esta é uma maneira de usar a gravidade para ajudar o sangue a se mover do pé e tornozelos de volta ao coração. Outra dica é ficar momentos na ponta dos pés.
O sistema venoso é responsável pelo retorno do sangue das pernas e pés para o coração e, ao contrário do sangue arterial, ele corre contra a força da gravidade, ou seja, não tem nenhum órgão como o coração para bombeá-lo de volta. Isso é feito com a ajuda dos músculos e das veias das pernas e dos pés. Quando a pessoa fica muito tempo parada na mesma posição, dificulta essa volta.
Quando o sangue não consegue subir, ele se acumula nas veias das pernas e pés. Elas ficam dilatadas e isso pode acarretar o surgimento das varizes.O problema de má circulação tem relação de causa e efeito com a variz. Sintomas como pernas cansadas e pesadas pioram em quem tem varizes porque é mais um fator para dificultar a circulação.
A tendência é que homens e mulheres sofram da mesma forma. Elas têm maior propensão de ter as veias dilatadas e varizes por fatores hormonais. E, salto alto não aumenta a quantidade de varizes. Quem usa salto por muitas horas tende a ficar com pé e tornozelos mais inchados,o mesmo para usar roupas apertadas, não é um fator que chegue a gerar distúrbio na circulação venosa.
O fator a ser considerado no caso de “dor nas pernas”, é a coluna. Muitas vezes, problemas na coluna causam dor que irradiam nas pernas. Nestes casos, um ortopedista deve ser consultado.
Dicas:
- Fazer atividade física, principalmente aeróbica( caminhada, bicicleta, esteira, corrIda);
- Usar meia elástica, se necessário;
- Controlar o peso, pois, o excesso dificulta mais a circulação;
- Fazer intervalos de ficar em pé, caminhar, sentar.
- Consultar um médico, pois, existem medicamentos, inclusive naturais, a base de plantas que melhoram a circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário