Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de junho de 2010

DOAÇÃO DE SANGUE: Ministério da Saúde faz Campanha de incentivo para aumentar doações no Brasil

CYNTHIA RIBEIRO: "Doe sangue, faça alguém nascer de novo". Esse é o slogan da nova campanha de incentivo à doação de sangue do Ministério da Saúde, que começou esta semana. Para mostrar à sociedade a importância do gesto, o foco da campanha é o agradecimento de pessoas que foram salvas graças à transfusão de sangue. Segundo o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, o objetivo da ação é reforçar os estoques dos bancos de sangue, já que a demanda dos serviços de saúde aumentou muito nos últimos anos.
GUILHERME GENOVEZ: A complexidade médica que foi implantada no Brasil nos últimos dez anos foi muito grande. E são todas cirurgias que envolvem grande quantidade de sangue principalmente transplante, cirurgia oncológica e as doenças hematológicas. Isso consome muito sangue.
CYNTHIA RIBEIRO: No Brasil, são coletadas por ano mais de três milhões de bolsas de sangue, quando o ideal seria cinco milhões. E é para incentivar a população a doar que o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde faz um apelo:
GUILHERME GENOVEZ: Gostaria de convidar a população brasileira como um todo e que tem um cuidado grande com a sua saúde, que, a partir disso, sejam doadores de sangue. O sangue não comercializado, o sangue não é fabricado, o sangue é sempre retirado de uma pessoa para ser infundido numa outra pessoa que está numa situação bastante vulnerável, de bastante necessidade, essa bolsa de sangue pode significar viver ou morrer para aquela pessoa que está esperando por esse sangue.
CYNTHIA RIBEIRO: Guilherme Genovez explica que para doar sangue é preciso que a pessoa tenha hábitos de vida saudáveis, tenha entre dezoito e sessenta e cinco anos e não esteja tomando medicamentos. O cidadão que tiver interesse deve procurar o hemocentro da sua cidade e se cadastrar. A Campanha Nacional de Doação de Sangue termina no próximo dia trinta.

Agência Rádio Web - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário