Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de junho de 2010

TRANSPORTE PÚBLICO: Profissionais devem respeitar e ter mais cuidado com os idosos

CYNTHIA RIBEIRO: Para preservar a integridade dos idosos no Brasil, vai ser lançada nesta terça-feira a Campanha Nacional de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. A mobilização é voltada para empresas de ônibus e profissionais do transporte coletivo. O secretário-executivo do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Eduardo Ramirez, explica que a ideia é garantir mais respeito e cuidado com a saúde da população idosa.
EDUARDO RAMIREZ: Os números que nós conhecemos indicam que nesse meio de transporte há violências, que inclusive chegam a ter lesões à saúde da pessoa idosa. Por exemplo, quando a pessoa idosa está embarcando o ônibus arranca, quer dizer, aí ela tem queda, tem fraturas, etc. É nesse sentido. E também um desrespeito ao direito que acaba não sendo uma violência física, mas é uma violência. Por exemplo, quando o ônibus não pára no ponto de ônibus quando vê uma pessoa idosa.
CYNTHIA RIBEIRO: O lançamento da campanha marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado nesta terça-feira. De acordo com Eduardo Ramirez, todo o material deste ano foi produzido com o lema "As pessoas idosas têm o direito de ir e vir com segurança e tranquilidade. Respeitar esse direito é um ato de cidadania".
EDUARDO RAMIREZ: Confeccionamos cartazes que serão afixados nos ônibus de transporte coletivo urbano, semi-urbano e interestadual. São cartazes alusivos ao respeito ao direito de ir e vir com segurança e tranquilidade da pessoa idosa e também folderes voltados aos condutores de transporte de veículos urbanos e semi-urbanos chamando atenção para o respeito a esse direito.
CYNTHIA RIBEIRO: O Brasil tem, hoje, aproximadamente vinte milhões de idosos, o que representa pouco mais de dez por cento da população. E a tendência, segundo o secretário-executivo do conselho, é que, nos próximos anos, esse número aumente ainda mais. Daí, a importância dessas campanhas de conscientização voltadas para os idosos.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário