Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de junho de 2010

MEIO AMBIENTE: Pantanal perdeu 12 mil km² de vegetação entre 2002 e 2008

PRISCILA LEITE: Um recente estudo sobre a devastação do Pantanal mostra que, entre 2002 e 2008, a região perdeu doze mil e quatrocentos quilômetros quadrados de vegetação. Apesar desse quadro, 86,6% da vegetação da planície está preservada, mas só restam 41,8% de cobertura original na região do planalto. O levantamento foi feito pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –, em parceria com a WWF, SOS Pantanal, SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional e a Fundação Avina. Para discutir a importância da preservação do Pantanal, o Sistema Confea/Crea promove, em agosto, a sexagésima sétima Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, a SO-E-AA. O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Mato Grosso, Tarciso Bassan, lembra o quanto é oportuno esse debate, que vai expor a preocupante situação da região.
TARCISO BASSAN: É de fundamental importância. O Pantanal mato-grossense é uma área de baixo relevo. As águas descem e quando chegam ao Pantanal elas alagam. Então todo o lixo, todo o dejeto, que é lançado de forma in natura, de forma equivocada, de forma errônea, ele vai decantar nas entradas da baia e isso traz um prejuízo imenso. E isso tem que ser muito bem discutido e levado à sociedade.
PRISCILA LEITE: O presidente do Crea de Mato Grosso, explica que os profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia não podem ficar alheios à situação do Pantanal e devem participar dos debates de maneira determinante.
TARCISO BASSAN: Para os profissionais é de fundamental importância, até porque a nossa categoria da área tecnológica, nós temos 308 profissões dentro do Crea, Então nós temos que discutir e de forma ampla, porque se não, nós mesmos acabamos nos perdendo dentro dessa imensidão.
PRISCILA LEITE: O presidente do Crea de Mato Grosso lembra que as inscrições para a Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia já estão disponíveis no sitewww.soeaa.com.br - repetindo. w w w ponto esse - o - e - a - a ponto com ponto br. Além da conservação ambiental, a sexagésima sétima SO-E-AA vai discutir outros temas de relevância, como o combate à corrupção em obras públicas e os desafios para o desenvolvimento econômico do País. Um debate com os candidatos à Presidência da República também está previsto dentro da programação do evento, que começa no dia vinte e dois de agosto, em Cuiabá, Mato Grosso e vai até o dia vinte e oito. De 25 a28, também será promovido o Sétimo Congresso Nacional de Profissionais para discutir o sistema Confea/CREA.
Fonte: Agência RádioWEb - Reportagem Priscila Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário