Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MDS oferece curso gratuito em Paraíso

A Gerência de Ação Social de São Sebastião do Paraíso informou nesta semana que estão abertas as inscrições para três cursos gratuitos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho. As vagas são oferecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec) – Brasil Sem Miséria (BSM). As inscrições vão até a sexta-feira (19/10).
Para participar, o candidato deve ter idade superior a 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento do CadÚnico (Cadastro Único) mesmo que não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BCP). O interessado em participar de alguns dos cursos do Pronatec/BSM que não esteja cadastrado no CadÚnico, mas tenha tenha o perfil para o cadastramento, poderá ser matriculado, desde que também seja incluído no cadastro pela Ação Social.
Os cursos serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (Senac e Senai) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em diversas cidades brasileiras. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.
A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras, por meio da assistência social, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos, e conta com o apoio dos governos estaduais. A meta do Plano BSM é capacitar um milhão de pessoas inscritas no CadÚnico até 2014.
Conforme explica o gerente de Ação Social, Marcelo São Julião, serão oferecidos cursos que atendam a demanda das empresas de Paraíso. “Fizemos uma pequena pesquisa no SINE (Sistema Nacional de Empregos) para saber em quais setores do mercado poderemos colocar essas pessoas. Uma escolha errada pode deixá-las frustradas”, completa.
Neste primeiro momento, serão oferecidas 30 vagas para o curso de cuidador de idosos, 20 vagas para promotor de vendas e mais 20 para vendedor lojista. Todos pelo Senac. A carga horária dos cursos é 180 horas e as aulas serão ministradas no período noturno. Os selecionados serão comunicados pela própria instituição de ensino. O gerente espera inserir, pelo menos, 90% dos candidatos no mercado de trabalho até o fim do ano.
Marcelo também informa que, em breve, novas vagas devem ser oferecidas pelo MDS através da unidade do Senai de Paraíso. Cursos de eletricista, corte e costura e marcenaria podem ser confirmados devido à necessidade do empresariado local. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3539-5206. As inscrições devem ser feitas na sede da Gerência de Ação Social, situada na rua Pimenta de Pádua, n.° 1958, Lagoinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário