Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Volume do Lago de Furnas é o menor desde 2006

Registros mostram que, desde fevereiro deste ano, o nível do Lago de Furnas vem caindo. A situação ficou preocupante em setembro, quando o volume passou de 60,14% para 48,45%, seca que não era registrada desde 2006. Produtores da região estão sendo obrigados a mudar constantemente os tanques-rede de lugar, e alguns piscicultores até pararam a criação por não ter onde colocar as gaiolas.

Há seis anos a família da Michelle Cristina de Oliveira Novais trabalha com piscicultura, mas este ano eles têm enfrentado dificuldades. Em menos de uma semana, eles precisaram mudar os 120 tanques duas vezes por falta de água. O espaço entre os cativeiros, que antes era de três metros, agora não passa de poucos centímetros.

No local, são produzidas cerca de 60 toneladas de peixes por mês. A família ainda não teve prejuízos, mas se não chover o suficiente até o final deste mês, para elevar o nível do lago, a produção deve cair. “Se continuar assim, os peixes vão começar a ter problemas quanto a má qualidade da água, começa a ficar muito aglomerado, a consequência é o peixe adoecer”, disse Michelle.

O piscicultor Wilton Akira Yamada, pelo contrário, não conseguiu salvar os peixes. Para este ano, a intenção era produzir 10 mil toneladas, mas o máximo que ele conseguiu produzir foi 4 mil toneladas. Sem água, ele teve que acabar com a criação. “Esse ano a água baixou mais cedo que no ano passado, então a gente precisou vender o peixe mais barato, devido a falta d’água não tinha mais recursos pra gente tocar as gaiolas mais pra frente”, contou Wilton.


Fonte: G1 Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário