Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

URTICÁRIA SOLAR: Pessoas que tem alergia após ficarem expostas ao sol precisam se proteger

CYNTHIA RIBEIRO: Algumas pessoas, após ficarem expostas ao sol, começam a apresentar manchas avermelhadas na pele. Essas manchas incomodam porque provocam coceira e muitas vezes se espalham por todo o corpo. São sintomas da urticária solar. O problema não é muito comum, mas quem sofre dele tem que evitar ao máximo os raios solares. Segundo o alergista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Simonides Carriço, a mínima exposição, mesmo com o uso do protetor solar, já causa manchas vermelhas e desconforto.
SIMONIDES CARRIÇO: "Ela assim que se expõe ao sol ela começa a apresentar um eritema, uma vermelhidão no braço, começa a haver prurido, que é a coceira, começa a se coçar e rapidamente isso se alastra por quase todo o corpo podendo chegar ao quadro de urticária grave. Então, o quanto antes possível esse paciente deve ser atendido."
CYNTHIA RIBEIRO: A urticária solar pode surgir em qualquer fase da vida e, assim como as outras alergias, também pode ter um fundo genético. O alergista Simonides Carriço ressalta que não existe um tratamento específico que garanta a cura do problema, só o alívio dos sintomas. O que a pessoa deve fazer é redobrar os cuidados com a pele e o sol.
SIMONIDES CARRIÇO: "Ela tem que ter cuidados para o restos da vida, ou isso pode passar naturalmente, não existe um tratamento eficaz contra a urticária solar, existe um tratamento profilático que é a base de filtros protetores, de roupas para evitar o contato com o sol, justamente evitar ao máximo possível a exposição ao sol e fazer com que os pacientes usem antialérgicos com freqüência."
CYNTHIA RIBEIRO: O médico Simonides Carriço alerta que, ao piorarem os sintomas, é fundamental que o paciente procure um médico o mais rápido possível. Segundo ele, a alergia pode levar a um quadro fatal, como um sufocamento por edema de glote na garganta, por exemplo.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

5 comentários:

  1. Tenho alergia solar e sofro muito com ela! Tive que adaptar minha rotina, meus hábitos a essa nova vida...muitas vezes fico triste por não poder ter a vida "normal" que gostaria, mas às vezes relembro dos problemas graves causados pelo sol...então me sinto melhor. No entanto, ainda aguardo a cura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb sofro desse mal a anos. Desconfio que o causador seja o virus do HPV. Gostaria que todos os cientistas do Brasil estudassem esse virus como causador da Urticaria Solar.

      Excluir
    2. Oi, Analu Tb tenho urticaria solar a mais de 17 anos, me add no facebook: wesleytoledo_986@hotmail.com ou me add no zap.

      Excluir
    3. Oi, Analu Tb tenho urticaria solar a mais de 17 anos, me add no facebook: wesleytoledo_986@hotmail.com ou me add no zap.

      Excluir
  2. Eu tenho também alergia ao sol desde criança,hoje tenho 47 anos e piorou um pouco, para compartilhar, eu percebi que ela melhora se você tomar sol e não se esconder do sol, ela aparece muito forte quando você não toma sol por muito tempo mas se você tomar sol todos os dias ela não aparece, é claro que sempre aos poucos, quando estou de férias na praia no primeiro e segundo dia aparece depois não dá mais nada, espero ter ajudado

    ResponderExcluir