Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ALERTA: Crianças que usam sandálias de salto alto podem ficar com pé deformado

GISELE DAEMON: A cada dia é mais comum encontrarmos sapatos com salto alto feitos para crianças. A indústria de calçados apresenta mais e mais opções, com cores, acessórios, personagens e ídolos, que encantam a criançada. Só que, os médicos advertem: o uso do salto antes da completa formação óssea prejudica e danifica principalmente os pés. Segundo o coordenador do Centro da Criança e do Adolescente do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Pedro Henrique Mendes, antes da adolescência, a estrutura óssea da criança ainda está em formação e se comporta de maneira elástica. Por isso, o salto alto, ainda que pequeno, não é recomendado.
PEDRO HENRIQUE MENDES: "Na verdade, os adultos de uma maneira geral não deveriam já usar os saltos que usam. A sociedade norte-americana recomenda que, no máximo, os saltos das mulheres sejam de duas polegadas e um quarto, o que seria mais ou menos os nossos cinco centímetros. Então, na verdade, a criança só deveria usar sapato com salto quando ela estivesse na adolescência, ao fim do crescimento."
GISELE DAEMON: O médico Pedro Henrique Mendes explica como o salto é uma agressão aos pés da criança.
PEDRO HENRIQUE MENDES: "Toda vez que você eleva o salto do sapato, você transfere o peso do corpo pra frente do pé. Somado a isso, se você ainda tem a frente do calçado mais afunilada ou mais apertada, você tende a machucar, a danificar os ossos do pé com o tempo."
GISELE DAEMON: Apesar das recomendações citadas pelo coordenador do Centro da Criança e do Adolescente do INTO, muitas crianças usam, desde cedo, o salto nas sandálias, sapatos e até chinelos. É o caso de Laura, de sete anos. Ela conta como escolhe os sapatos de salto que tem em casa.
LAURA: "Eu vou na loja, aí eu olho, eu vejo qual é assim o mais barato; eu olho, coloco no pé, vejo se eu sei andar, daí eu uso."
GISELE DAEMON: E assim como Laura, várias meninas também usam o salto alto no dia a dia. Elas se inspiram nas mães, em personagens e ídolos da TV, como a pequena Suri, filha do astro de Hollywood, Tom Cruise. Segundo o coordenador do Centro da Criança e do Adolescente do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Pedro Henrique Mendes, o ideal é segurar os impulsos da garotada até que estejam prontas.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário