Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

TUBERCULOSE: Brasil terá teste rápido para diagnóstico da doença

CYNTHIA RIBEIRO: Nos próximos meses, o brasileiro vai contar com um teste rápido para diagnosticar casos de tuberculose. O novo método faz parte de um pacote que vai aprimorar a prevenção e o tratamento da tuberculose no Brasil. A Fundação Bill Gates vai doar três milhões de dólares ao Brasil para que o projeto seja executado. Os recursos vão ser usados para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias no combate à doença. O coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, explica que o tempo para diagnosticar a tuberculose vai diminuir de forma considerável com o novo teste.
DRÁURIO BARREIRA: "É importante destacar principalmente a inovação tecnológica que ele apóia. Com esse recurso, nós passaremos a validar o teste que permite a detecção do bacilo, o agente causador da doença, em uma hora e meia, e, ao mesmo tempo, saber se ele é resistente ou não aos medicamentos da tuberculose."
CYNTHIA RIBEIRO: Atualmente, o resultado do teste pode demorar até sessenta dias para ficar pronto. O dinheiro doado também vai agilizar a produção nacional do medicamento quatro em um contra a tuberculose. Segundo Dráurio Barreira, esse novo esquema terapêutico diminui de nove para um a quantidade de remédios que o paciente tem que tomar, reduzindo as chances de resistência do bacilo ao medicamento e o abandono do tratamento.
DRÁURIO BARREIRA: "Desde o final do ano passado já começamos a implantar em todo País o novo esquema de tratamento e hoje já temos todo país utilizando as novas drogas. O que é inovador nesse sentido é a produção nacional desses medicamentos porque hoje ele ainda é importado do exterior."
CYNTHIA RIBEIRO: Dráurio Barreira acrescenta que a parceria com a Fundação Bill Gates também prevê uma cooperação técnica internacional. De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, o governo brasileiro se comprometeu a fornecer o medicamento quatro em um nacional para os países da América do Sul e sul-africanos de língua portuguesa, seja por meio de doações, seja por meio de venda subsidiada.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário