Powered By Blogger

terça-feira, 24 de agosto de 2010

CRIANÇAS: Comer em frente à TV desvia a atenção, prejudica a saúde e compromete o ambiente familiar

CYNTHIA RIBEIRO: Muitos pais apelam para a televisão, na hora de dar comida aos filhos. Às vezes, é difícil conseguir fazer os pequenos ficarem quietos e se sentarem à mesa, ainda mais, se for para comer verduras e legumes. Por isso, é comum encontrarmos mães, avós e babás que distraem a criança na frente da telinha para conseguir dar o almoço ou o jantar. Mas será que esse hábito é, realmente, saudável? A coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, diz que não e faz um alerta:
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "Evitar que a criança assista televisão na hora de comer, que é muito comum, ah é para a criança se distrair, mais isso a preocupação com a alimentação cede espaço a outros estímulos que desviam a atenção da família e da criança desse processo. Por isso, que é importante às refeições da família. Por isso, que é importante manter essa disciplina com relação a horário da oferta de alimentos, para que a criança vá crescendo com esses hábitos bem formados."
CYNTHIA RIBEIRO: Ana Beatriz Vasconcelos explica que a hora da refeição deve ser um momento de convívio familiar e um espaço ideal para que a criança cresça com hábitos alimentares adequados. A enfermeira Jaqueline Bezerra foi educada dessa forma e sabe o quanto é importante os pais darem o bom exemplo aos filhos. Por isso, sempre incentivou a filha de oito anos a ter uma alimentação saudável e comer junto com a família.
JAQUELINE BEZERRA: "Aqui em casa a gente procura se alimentar bem, bastante salada, bastante verdura, procuramos sempre comer na mesa, com a família toda, nunca em frente da televisão para dar um bom exemplo para os filhos e tal, e minha filha adora uma salada, adora uma verdura porque foi acostumada desde pequena."
CYNTHIA RIBEIRO: Mas não é toda mãe que tem o mesmo cuidado de Jaqueline. A atendente Railane Alves, também tem um filho pequeno, mas passa o dia todo fora, no trabalho, e quando chega em casa:
RAILANE ALVES: "Aí eu já chego cansada, aí ele já não quer comer. Para evitar que ele chore ou alguma coisa assim, deixo ele comer na frente da televisão. Ele fica lá sentado, aí come tudo mas pelo menos me ajuda, né? Apesar que tira um pouco da atenção dele, da comida, tem que ficar toda hora chamando."
CYNTHIA RIBEIRO: O que acontece na casa de Railane é mais comum do que se imagina. Então, aí fica o alerta do Ministério da Saúde. Quem quiser mais informações sobre a alimentação das crianças pode acessar um guia on-line, que está disponível no endereço: www.saude.gov.br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário