Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ESPORTE: Heroico, Palmeiras se classifica na Copa Sul-Americana

Mesmo o mais fanático torcedor do Palmeiras considerava difícil a missão desta quinta-feira, no Pacaembu. O time precisava reverter a boa vantagem do Vitória para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Mas o triunfo por 3 a 0 veio e os jogadores deram o presente para o goleiro Marcos, que completou 500 jogos pelo clube. Tadeu marcou duas vezes e Marcos Assunção garantiu a vaga aos 44 minutos do segundo tempo.
O confronto da próxima fase ainda está longe de ser definido. O vencedor de Universitario Sucre, da Bolívia, e Colo Colo, do Chile, encara o Cerro Porteño, do Paraguai. No jogo de ida entre Universitario e Colo Colo, na última terça, em Sucre, o time boliviano venceu por 2 a 0.
Com a classificação, o técnico Luiz Felipe Scolari passou pela sua primeira prova de fogo. Os quatro empates e as duas derrotas nos primeiros jogos sob o comando de Felipão começam a ser esquecidos. A equipe já vinha de vitória sobre o Atlético-PR, no último sábado, pelo Brasileirão, pelo qual volta a jogar domingo, contra o Guarani, em Campinas.
Apesar da dificuldade da partida, a comemoração já estava armada no Pacaembu nesta quinta. A torcida presente enfeitou o estádio com fitas, bandeiras e até um mosaico que formava o rosto do goleiro Marcos, o grande homenageado da noite.
Mas o time não parecia estar em casa. Ainda nos primeiros minutos, a necessidade de reverter a derrota por 2 a 0 sofrida Salvador deixou o time nervoso. Felipão por pouco não foi expulso de campo pelo árbitro Heber Roberto Lopes ainda no primeiro tempo. O Vitória, que não tinha nada com isso, aproveitou, e Ramon comandava as ações.
As coisas começaram a melhorar para o Palmeiras quando o atacante Tadeu, em sua primeira oportunidade, de cabeça, acertou a trave - o titular Kleber ficou de fora por suspensão. Daí em diante, foi um festival de chutes de todas as distâncias. Viáfara conseguiu dar conta do recado para o time baiano até os acréscimos.
Marcos Assunção então apareceu para o jogo e foi preciso na assistência, já nos acréscimos do primeiro tempo. O volante lançou Tadeu e o atacante saiu na cara de Viáfara. O palmeirense bateu na saída do goleiro, que ainda tocou na bola antes dela entrar. Era o gol que o Palmeiras precisava antes do intervalo.
No início do segundo tempo, do mesmo jeito que Marcos fez uma lambança histórica - contra o mesmo Vitória, na derrota por 7 a 2 pela Copa do Brasil de 2003 - Viáfara retribuiu. O goleiro colombiano protegeu a bola na linha lateral, saiu jogando errado e permitiu que o Palmeiras armasse a jogada enquanto estava fora do gol. Tadeu, mais uma vez, não perdoou e marcou o segundo, aos 12 minutos.
O gol foi o recado para Felipão colocar o time de vez no ataque. O resultado levava a decisão para os pênaltis, mas isso não passava pela cabeça do técnico. Em ritmo lento, o Vitória sim parecia querer decidir nas penalidades.
A equipe baiana só não contava com a precisão de Marcos Assunção na cobrança de falta. Antes da batida, ele lustrou a bola, procurou o melhor pedaço de gramado e não vacilou: um golaço, que classificou o Palmeiras à próxima fase da Sul-Americana e manteve vivo o sonho do título e a consequente vaga na Copa Libertadores do ano que vem.
Fonte: Eldorado ESPN - André Avelar
Foto: Tiago Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário