Powered By Blogger

terça-feira, 24 de agosto de 2010

IDOSOS: Especialista recomenda rigoroso controle do sal e de alimentos que dificultam mastigação

GISELE DAEMON: Ao atingir a terceira idade, as pessoas precisam adotar algumas mudanças nos hábitos alimentares para evitar incômodos e até riscos mais sérios à saúde. Como nessa idade os ossos ficam mais frágeis, o reforço no cálcio na alimentação é de extrema importância para evitar problemas como a osteoporose. Alimentos muito duros ou de difícil mastigação também devem ser evitados. A coordenadora de nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, explica o que é necessário observar nessa fase de vida.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "A gente precisa ta sempre acompanhando a oferta de cálcio na refeição, a oferta de leite, de laticínios. A gente tem que estar preocupado com isso. Tem que acompanhar a consistência da alimentação, porque muitas vezes o idoso vai tendo problemas com a mastigação e ele acaba recusando a alimentação quando ele sente muita dificuldade de mastigar. A oferta de água também ser garantida, porque também, às vezes tem mais dificuldade de identificar a sede."
GISELE DAEMON: De acordo com a coordenadora de Nutrição do Ministério da Saúde, outro item que deve ser cuidadosamente dosado na alimentação das pessoas idosas é o sal, por causa da hipertensão.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "A hipertensão é uma doença muito prevalente. À medida que as pessoas envelhecem a pressão sanguínea aumenta. É uma condição que existe, então o controle do sal, também, na dieta é importante."
GISELE DAEMON: Ana Beatriz Vasconcelos ressalta a importância da atenção que a família do idoso deve ter com ele. Toda família que tem um idoso em casa e cuida dessa pessoa deve ficar atenta. Muitas vezes, eles não falam sobre as dificuldades que estão sentindo e, por isso, todos os sinais devem ser observados com atenção.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário