Powered By Blogger

sábado, 28 de agosto de 2010

OBESIDADE: O Brasil é um dos países líderes em ações políticas públicas de combate a esse distúrbio

JULIANA COSTA: O Congresso Internacional de Obesidade, no mês passado, na Suécia, reuniu os maiores especialistas no assunto e reconheceu o Brasil com um dos líderes mundiais em ações de prevenção à obesidade. Problema cada vez mais recorrente em toda a sociedade, a obesidade é motivo de preocupação, uma vez que sobrecarrega os sistemas de saúde, com atendimento a doenças como a diabetes tipo dois, doenças cardiovasculares e cânceres. Na última sexta-feira, após a divulgação da pesquisa do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia que mostra os níveis de obesidade da população brasileira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, detalhou o trabalho que está sendo desenvolvido no Brasil, com o objetivo de reduzir cada vez mais o número de brasileiros obesos ou acima do peso.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Primeiro, a importância da alimentação escolar: políticas que mudem radicalmente a oferta de alimentos nas escolas para crianças e adolescentes. Em segundo, a questão de saúde da família, onde a promoção da saúde e também um estímulo à atividade física nas escolas e fora das escolas é central. Em terceiro, a questão do aleitamento materno. O Brasil está melhorando muito o tempo, a qualidade do aleitamento materno e isso tem influência também na definição da possibilidade ou não de um futuro obeso ou com excesso de peso."
JULIANA COSTA: Ainda de acordo com o ministro da Saúde, o controle da propaganda de alimentos infantis é outra medida acertada para diminuir os índices de obesidade. Para os especialistas reunidos no Congresso Internacional de Obesidade, essas ações são exemplos a serem seguidos por diversos países ricos, como os Estados Unidos, por exemplo, onde dois terços da população está incluída na categoria dos obesos ou com excesso de peso. Apesar do reconhecimento internacional, o ministro José Gomes Temporão advertiu que o Brasil não pode se acomodar e os investimentos para combater a obesidade são essenciais.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "O Brasil tem que qualificar, aperfeiçoar e trabalhar de maneira mais radical políticas de governo que envolvam toda a sociedade no enfrentamento deste que é um problema grave de saúde."
JULIANA COSTA: O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lembrou que, no documento redigido ao final do Congresso Internacional de Obesidade, os especialistas declararam que, se outros países seguirem a direção tomada pelo Brasil, muitas outras boas notícias serão apresentadas nas próximas conferências sobre prevenção da obesidade. Junto com o Brasil, à frente nas iniciativas contra a obesidade, aparece, também, a Inglaterra.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário