Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SONO: Quem dorme pouco pode ter problemas de memória e tem mais tendência a engordar

JULIANA COSTA: Que uma boa noite de sono faz bem à saúde todo mundo já sabe, mas pesquisas recentes apontam que dormir bem também ajuda a ter uma boa memória. Os estudos ainda revelam que quem não dorme bem pode acabar engordando, já que existe uma relação direta entre o sono e o metabolismo das pessoas. Por isso, o professor da Universidade do Paraná e doutor em neurociência, Fernando Louzada, afirma que as pessoas devem se preocupar com a qualidade do sono.
FERNANDO LOUZADA: "Os estudos dos últimos anos têm apontado é que o sono também é muito importante para a consolidação daquilo que a gente aprende, a formação dos nossos arquivos de memória. Então, dormir bem significa a garantia também da consolidação da aprendizagem. Além disso, tem vários estudos mostrando que as alterações de sono estão associadas a mudanças no metabolismo do corpo, que pré-dispõe as pessoas a um aumento de peso. Então quanto menos a gente dorme, maior tendência a gente tem a engordar. Então a gente tem excelentes motivos para nos preocupar com a qualidade do nosso sono."
JULIANA COSTA: Fernando Louzada lembra que é importante dormir em média oito horas por noite. Ele explica que alguns hábitos simples podem ajudar a ter uma boa noite de sono.
FERNANDO LOUZADA: "Tem algumas medidas, que a gente chama de higiene de sono que ajudam a gente ter uma melhor qualidade de sono. Desde a manutenção de um ambiente adequado, silencioso, com uma cama confortável, evitar a ingestão de alimentos que têm estimulantes, no final do dia, como a cafeína, evitar exercícios, atividades físicas intensas nas horas próximas do horário de sono."
JULIANA COSTA: O professor da Universidade do Paraná e doutor em neurociência, Fernando Louzada, acrescenta que aquelas pessoas têm dificuldade para dormir ou que sofrem de insônia devem procurar ajuda médica para descobrir a causa do problema e tratá-lo de maneira correta.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário