Powered By Blogger

terça-feira, 24 de agosto de 2010

QUEIMADURAS: Alternativas caseiras para aliviar a dor podem piorar o ferimento, alerta especialista

CYNTHIA RIBEIRO: Acidentes caseiros envolvendo queimaduras na pele são mais comuns do que se imagina. Quem não conhece alguém que já se machucou no fogão ou no ferro de passar roupas, ao manipular alguma vasilha quente ou água fervendo? Mas pior que a queimadura é o que as pessoas costumam passar para aliviar a dor e curar o ferimento. Na lista de remédios "milagrosos", manteiga, pasta de dente, vinagre, pomadas caseiras, enfim, são várias as alternativas populares usadas no momento da dor. Atitude que não é indicada, como alerta o cirurgião plástico Luiz Macieira Junior, chefe do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro.
LUIZ MACIEIRA JUNIOR: "Nós não devemos, em hipótese alguma, aplicar produtos caseiros sobre a queimadura, como, por exemplo, pasta de dente, pó de café, porque esses produtos para serem retirados na hora da avaliação da queimadura, vão provocar mais dor ainda, além de mascarar o verdadeiro aspecto da ferida."
CYNTHIA RIBEIRO: O médico Luiz Macieira Junior explica que, no caso de uma queimadura, é essencial que os primeiros socorros sejam feitos de forma correta, antes de o paciente procurar um hospital.
LUIZ MACIEIRA JUNIOR: "Uma queimadura seja ela de que grau for, o primeiro cuidado que deve ser tomado deve ser o alívio da dor, e como se obtém isso: aplicando compressas frias, toalhas embebidas em água fria em cima da queimadura. Isso promove um alívio imediato da dor, a partir daí, a paciente vai ser encaminhada a um posto médico, a um hospital, para receber as orientações sobre analgésico, sobre outras medicações."
CYNTHIA RIBEIRO: O cirurgião plástico Luiz Macieira Junior lembra que, depois do cuidado inicial, a pessoa deve procurar o centro de saúde mais próximo para que um profissional avalie a intensidade do ferimento. No caso de queimaduras mais graves, como as de segundo ou de terceiro grau, dependendo da área do machucado, é preciso que o paciente seja submetido a cirurgia, mas essa avaliação precisa ser feita por um médico
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário