Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ALIMENTAÇÃO: Do leite materno à papinha. Bebês têm necessidades específicas em cada fase da vida

GISELE DAEMON: Para cada fase da vida de um bebê, é recomendado um tipo de alimentação específica. De acordo com a coordenadora de Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, nos primeiros seis meses de vida, o bebê deve ser alimentado, exclusivamente, com o leite materno. Depois dessa fase, alimentos variados devem ser adicionados às refeições.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "A partir dos seis meses, o organismo da criança já está preparado para receber alimentos diferentes do leite materno, que são os chamados alimentos complementares. Quer dizer, você continua mantendo a oferta do leite materno até os dois anos de idade, mas você vai ter que complementar esse leite materno com alimentos diferentes pra que a criança consiga completar sua dieta, do ponto de vista nutricional. Quer dizer, ter o aporte necessário de proteínas, de micronutrientes, ferro, vitamina A, enfim, de todos os elementos que são importantes pro seu desenvolvimento."
GISELE DAEMON: De acordo com Ana Beatriz Vasconcelos, feijão, arroz, carne e legumes cozidos devem fazer parte da alimentação do bebê, a partir dos seis meses, em forma de papinha, uma vez por dia. Frutas raspadinhas também entram na dieta nessa idade. Dos sete meses em diante, a comida salgada já deve ser oferecida duas vezes ao dia. A coordenadora de Nutrição do Ministério da Saúde também lembra o que as mães devem evitar, a todo custo, incluir nas refeições dos bebês.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "O conselho básico pra essa alimentação saudável é que realmente sejam evitados doces, enlatados, guloseimas, refrigerantes, frituras, café, produtos embutidos como salsicha. Isso até os dois primeiros anos de vida."
GISELE DAEMON: A coordenadora de Nutrição do Ministério da Saúde destaca que os hábitos alimentares de toda pessoa são formados nos primeiros anos de vida e que, por isso, é tão importante cuidar da alimentação saudável das crianças, desde o nascimento.
Fonte: Agência Rádioweb - Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário