Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de julho de 2010

ACIDENTES DE TRABALHO: Data reforça necessidade de ações preventivas

CYNTHIA RIBEIRO: Dados do Ministério da Previdência Social mostram que, no Brasil, somente em dois mil e sete, mais de seiscentas pessoas sofreram algum tipo de acidente no trabalho. Alguns casos ocorrem na hora em que as pessoas estão no exercício da profissão e outros, por causa das atividades do dia a dia. Por esta razão, no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, nesta terça-feira, o Ministério da Saúde quer lembrar da importância dos cuidados com a saúde dos trabalhadores brasileiros. Segundo o coordenador-geral de Saúde do Trabalhador do Ministério, Carlos Vaz, a preocupação, hoje, é atuar também na prevenção, criando condições para que o brasileiro trabalhe, sem desenvolver nenhum tipo de doença.
CARLOS VAZ: "O setor saúde está se envolvendo não só na questão da assistência as pessoas doentes, acidentadas, mas está fazendo ações para fazer com que os acidentes não aconteçam, com que os agravos à saúde não aconteçam, e que se possa fazer com que o trabalho seja um local de promoção à saúde. Então é importantíssimo que todos os atores envolvidos estejam engajados e preocupados em todas as estratégias de prevenção."
CYNTHIA RIBEIRO: O coordenador-geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, explica que, hoje, existem os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, onde o profissional que enfrenta algum tipo de problema pode buscar ajuda profissional. Segundo Carlos Vaz, atualmente, são cento e oitenta e um Centros espalhados pelo País.
CARLOS VAZ: "Esses centros são responsáveis por estar coordenando as ações do trabalhador em determinado território, sendo que uma das principais é essa da inspeção, da vigilância nos ambientes de trabalho procurando identificar fatores que possam levar a ocorrência de acidentes, de agravos à saúde, de doenças relacionadas ao trabalho. Eles têm um recurso mensal do Ministério da Saúde para existir. Uma das principais funções mais estratégicas desses centros é estar fazendo ações que possam possibilitar a prevenção de acidentes e agravos à saúde."
CYNTHIA RIBEIRO: De acordo com Carlos Vaz, este ano, será lançado um novo material com recomendações de promoção à saúde do trabalhador, também voltado para a prevenção de acidentes.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário