Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de julho de 2010

HEPATITE: Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação gratuita contra "Hepatite B" em 2011

CYNTHIA RIBEIRO: Os jovens de vinte a vinte e quatro anos vão poder ser vacinados contra a hepatite B na rede pública de saúde, a partir de dois mil e onze. Em comemoração ao Dia Mundial do Combate a Hepatites Virais, o Ministério da Saúde anunciou, nessa quarta-feira, que vai aumentar em 163% a compra de doses para prevenir a doença. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explica que é, justamente, esse aumento na oferta de vacinas contra a hepatite B que vai permitir ampliar a faixa etária do público alvo da vacinação.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Nós vamos ampliar substantivamente a quantidade de vacinas contra a hepatite B para o próximo ano. Hoje, a faixa etária que recebe a vacina vai de zero a dezenove anos. A partir do ano que em a faixa de vinte a vinte e quatro anos será incluída, e, em dois mil e doze, de vinte e cinco a vinte e nove. Então, significa que nós vamos adquirir oitenta e sete milhões de doses da vacina contra a hepatite B para o ano que vem. Esse número corresponde a cinquenta e quatro milhões de doses a mais, em relação ao que nós vamos usar este ano."
CYNTHIA RIBEIRO: O ministro da Saúde destaca que a população de adultos jovens é uma das mais vulneráveis à hepatite B, que é transmitida principalmente por meio de relações sexuais sem proteção. Segundo a diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, no próximo ano, também será intensificada a mobilização para conscientizar e trazer os jovens aos postos de saúde.
MARIÂNGELA SIMÃO: "Isso vai exigir que os sistemas de saúde adotem outras estratégias de mobilização, vários estados e municípios já fazem isso, porque o adulto jovem não vai, em geral, aos serviços de saúde. São três doses que são preconizadas para hepatite B. A cobertura da primeira dose é alta, a cobertura da segunda já é mediana e a da terceira dose já é muito baixa. Então, isso exige que haja mobilizações dos estados e municípios no sentido de buscar os jovens onde eles estão. Então, ano que vem vai ser um ano de intensificação."
CYNTHIA RIBEIRO: A diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde lembra que o objetivo é reforçar, também, as ações relacionadas à prevenção junto às gestantes e aos recém-nascidos de mães portadoras da Hepatite B. Segundo o Ministério da Saúde, de 1999 a 2009, foram confirmados mais de noventa e seis mil casos da doença no País.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário