Powered By Blogger

sábado, 31 de julho de 2010

VOLTA ÀS AULAS: Pais devem ficar atentos ao peso da mochila das crianças

CYNTHIA RIBEIRO: Além de observar o desempenho nas matérias escolares e o uniforme, os pais devem ficar atentos a outro item importante na volta às aulas: o peso da mochila dos filhos. O excesso de materiais na bolsa e até o tipo de alça inapropriada podem causar dores na coluna e vícios de postura na criança. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o peso da bolsa é uma das razões que levam 85 por cento da população mundial a sofrer dores nas costas. E é justamente para alertar aos pais sobre esse risco que a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia começou uma campanha educativa, este mês, em todo o País. Segundo o ortopedista pediátrico Miguel Akkari, a ideia é aproveitar a volta das férias para orientar pais e educadores sobre como organizar a mochila, livrando as crianças dessa ameaça.
MIGUEL AKKARI: "O objetivo é orientar o correto uso das mochilas, porque existe uma queixa muito comum no consultório que é as dores e as queixas recorrentes do uso de excesso de peso na ida e na volta à escola. Então, o que nós estamos fazendo é uma campanha de orientação. Investindo nessa forma, que parece uma forma muito simples, num detalhe muito pequeno de como carregar a mochila, nós geralmente evitamos um quadro de dor que pode ser um transtorno para a criança e para a família."
CYNTHIA RIBEIRO: O ortopedista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia explica a forma correta de arrumar a mochila da criança.
MIGUEL AKKARI: "Uma mochila não deve ultrapassar em termos de peso, em média, o ideal seria 10% do peso da criança, o máximo 15%. Então, se você projetar uma criança de 40 kg, em torno 4kg, no máximo 5kg. A mochila, ela deve ser uma mochila com duas alças, ele deve ser adaptada nos dois ombros, de forma equalizada, as alças devem acolchoamento para não dar compressão na região dos vasos, dos nervos do ombro. A mochila deve ele deve ter a parte junto ao corpo muito mais rígida para que não incomode."
CYNTHIA RIBEIRO: O ortopedista pediátrico Miguel Akkari acrescenta que os pais devem ficar atentos à organização do material escolar na bolsa, e lembra que os objetos mais pesados devem ficar na parte de trás e os mais leves, na frente. Para o médico, outro detalhe importante que faz a diferença é conferir todos os dias a mochila do filho, para que ele não aumente o peso, carregando coisas desnecessárias.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário