Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de julho de 2010

ANIMAIS PEÇONHENTOS: Acidentes crescem quase 33% nos últimos seis anos

JULIANA COSTA: Dados do Ministério da Saúde mostram que nos últimos seis anos, o número de acidentes com animais peçonhentos cresceu 32 vírgula 7 por cento, em todo o Brasil. No ano passado, os escorpiões lideraram o ranking, com 45 mil 721 casos. O levantamento revela, também, que esses acidentes foram responsáveis por 309 mortes no País. Dentro de casa, animais peçonhentos costumam se esconder dentro de armários, cestos de lixo e pelos cantos e frestas dos cômodos. Daniel Sifuentes, responsável pela Área Técnica de Animais Peçonhentos, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, dá algumas dicas de como a população pode se prevenir.
DANIEL SINFUENTES: "Para prevenir os acidentes por escorpião, é importante sempre bater os lençóis, muito cuidado antes de utilizar lençóis, toalhas, bater os sapatos também antes de calçá-los. Quando for uma região com muito escorpião, afastar as camas das paredes, não deixar o lençol tocar no chão, fechar frestas de portas e janelas, fechar ralos ou então colocar telas nos ralos para que o escorpião não tenha acesso ao ambiente interno da residência."
JULIANA COSTA: Daniel Sinfuentes acrescenta que, para evitar a presença desses animais, principalmente os escorpiões, é preciso manter a casa sempre limpa.
DANIEL SINFUENTES: "A principal medida que se deve ser tomada para evitar que o escorpião apareça dentro de casa é sempre manter o ambiente propício à não proliferação de insetos, baratas, principalmente. Porque a barata é o principal alimento do escorpião, então o escorpião vai atrás das baratas, inclusive dentro das casas das pessoas. Então se nós temos um ambiente que é propício a baratas, consequentemente pode ser propício também para o escorpião."
JULIANA COSTA: O responsável pela Área Técnica de Animais Peçonhentos, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Daniel Sinfuentes, explica que animais peçonhentos são aqueles que possuem veneno e são capazes de injetá-lo por meio de dentes ou ferrões. Dependendo da espécie do animal, os acidentes podem até levar a morte, caso a pessoa não seja socorrida e tratada rapidamente com o soro adequado.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário