Powered By Blogger

sábado, 31 de julho de 2010

HEMANGIOMA: Tumor Benigno que se desenvolve nos recém-nascidos pode deixar sequelas quando não são tratados

GISELE DAEMON: Hemangioma: um tumor benigno que se desenvolve nos recém-nascidos, poucos dias depois do parto, e que pode deixar sequelas severas. Os hemangiomas são os tumores benignos mais frequentes da infância e, por não serem malignos, não sofrem mutação para a forma de um tipo de câncer. Porém, a falta de cuidados pode transformar simples manchas na pele em cicatrizes ou até mesmo em disfunções de órgãos como olhos e fígado. Qualquer recém-nascido pode desenvolver um hemangioma. A maior parte das lesões aparece nas primeiras duas semanas de vida, e ocorre três vezes mais nas meninas. A prematuridade também aumenta o risco de um bebê desenvolver um hemangioma. A cirurgiã pediátrica Heloisa Campos é especialista no tratamento desses tumores. Ela explica que os primeiros sintomas são lesões avermelhadas na pele, principalmente no rosto e pescoço. Segundo a médica, observar atentamente é fundamental, pois além do rápido desenvolvimento que o tumor tem, casos não tratados deixam a criança com sequelas.
HELOISA CAMPOS: 'Alguns hemangiomas até são chamados de infantis. Eles são muito rápidos, logo após o nascimento eles se desenvolvem muito rapidamente e nessas circunstancias a gente recomenda o tratamento bem precoce. Eles desenvolvem durante meses e podem favorecer complicações do tipo ferimento, sangramento... Então, é necessária uma avaliação com um especialista justamente pra identificar a necessidade de tratamento."
GISELE DAEMON: Ainda de acordo com a cirurgiã Heloisa Campos, os pais devem ficar atentos, desde o nascimento do bebê. Alguns pediatras recomendam apenas esperar o desaparecimento das manchas, mas a médica enfatiza que procurar a ajuda de um especialista, logo no início da suspeita, pode fazer toda a diferença.
HELOISA CAMPOS: "O tratamento pode ser simples. Ele é mais simples quando ele é precoce. Já numa criança com uma evolução maior muitas vezes é necessário tratamento com medicamento, aplicação de laser e ainda assim, eventualmente, cirurgia reparadora."
GISELE DAEMON: A cirurgiã pediátrica Heloisa Campos acrescenta que a distinção entre as manchas de pele comuns em recém-nascidos e o hemangioma é muito difícil de fazer. Por esse motivo, ela criou na internet o site www.hemangioma.com.br, com espaço para os pais tirarem dúvidas e receberem orientações sobre o tratamento.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário